Águas residuais

Soluções de tratamento integradas:
  • Sistemas DAF (Dissolved Air Flotation), para a fase primária, que têm a função de separar fisicamente os sólidos suspensos e a matéria orgânica por flotação.
  • Sistemas MBR (Membrane Bio Reactor), para a fase biológica, com a função de remover a matéria orgânica biodegradável através de membranas integradas num reator aeróbico.
  • Sistemas de desinfeção com ozono e UV.

Flotação com sistemas DAF

Os sistemas de Flotação por Ar Dissolvido (DAF), numa fase inicial, permitem a redução ou eliminação da carga contaminante das águas residuais como óleos, gorduras e sólidos em suspensão.

O processo consiste na separação das partículas por gravidade, através da flotação. Isso consegue-se através das bolhas de ar que se ligam às partículas sólidas para fazer com que a densidade dos aglomerados bolha-sólidos seja mais leve do que a água.

Reator Biológico de Membranas (MBR)

Os sistemas MBR caracterizam-se pela combinação do reator biológico com a filtração via membranas. O reator biológico realiza o tratamento aeróbico da matéria orgânica, com crescimento suspenso, e posteriormente é realizada a filtração dos sólidos, através das membranas.

As membranas permitem alcançar taxas de remoção muito altas de parâmetros como nitrogénio, fósforo, CBO (Carência Bioquímica de Oxigénio), bactérias e sólidos suspensos.

Desinfeção com ozono e UV

A desinfeção é um processo que se destina à eliminação parcial de microrganismos patogénicos existentes na água. A redução do seu teor permite minimizar o risco de disseminação de doenças infeciosas.

Desinfeção pelo ozono:

O ozono é um oxidante muito forte que se torna útil no ataque aos microrganismos mas também na oxidação da matéria orgânica, na oxidação de iões metálicos, na remoção de cor e cheiro e na remoção de micropoluentes.

Desinfeção por radiação UV:

A radiação UV apresenta um efeito germicida, na medida em que o ADN dos microrganismos absorve radiação a comprimentos de onda entre 245 e 287 nm, conduzindo a alterações na sua estrutura molecular impedindo a reprodução dos organismos.